quarta-feira, 16 de setembro de 2009

FEIJÃO

Feijão é um alimento necessário para o crescimento, desenvolvimento de todo o ser humano e principalmente as crianças precisam comer feijão todos os dias. É rico em vitaminas sendo a principal o ferro que combate a anemia e nos dá força e energia. Pode ser preparado de muitas maneiras e combina com quase todos os alimentos. Tem inúmeras variedades, características e sabores. Qual o melhor?... para mim todos! Então passo dicas para vocês sobre a conservação e preparo do nosso aliado na cozinha:
* Coloque dentro da lata de feijão uma fatia de pão. Evitará assim, que crie carunchos. Renove a fatia de vez em quando.
* O feijão ficou muito salgado, então coloque gotas de limão, batatas descascadas cortadas em cubos grandes. Deixe por um tempo e depois retire as batatas, podendo aproveitá-las para o preparo de um outro alimento. Também pode colocar folhas de couve com o talo. Continue o cozimento do feijão e depois retire as folhas se preferir.
* Feijão queimado: transfira para outra panela sem raspar o fundo e coloque uma cebola inteira com casca (bem lavada) e deixe ferver novamente até engrossar o caldo. Ao servir retire a cebola.
* Um pouquinho de massa de tomate no feijão dá um gosto especial e a cor do caldo fica mais bonita.
* Cozinhe o feijão em maior quantidade, depois separe-os em vasilhas e congele, assim não será necessário cozinhar muitas vezes na semana e você economiza gás.
* Com a sobra de feijão faça: sopas ou virados ou passe a sobra no liquidificador e prepare um tutu. Engrosse com farinha de mandioca e se quiser realçar o sabor misture na farinha um pouco de queijo ralado.

Um comentário:

Kika disse...

Ana
Adorei as dicas. Adoro feijão.
Beijos