Como sabem os mineiros apreciam muito o famoso legume amargo mais conhecido como jiló. Confesso que não gostava muito, mas depois de experimentar mais vezes e aprender a fazer, passei a gostar e de uns tempo pra cá tenho feito com bastante frequência, ora refogado acompanhando carnes, ora como salada, etc. Bom hoje mostro uma saborosa salada. Depois de fatiados, cozidos em água com sal e escorridos, temperei com bastante azeite, alho bem picadinho e limão (sal à gosto). Finalizei salpicando alcaparras e como são salgadas não coloquei sal, a pressão alta não permite exageros. Hummm, para mim ficou uma delícia! O gosto amargo não é muito forte. É uma questão de acostumar o paladar.
* Curiosidade: Para quem não sabe todos os anos aqui em Belo Horizonte é realizado o festival "Comida de Buteco", onde bares e butecos se inscrevem e participam com tira gostos de acordo com o tema escolhido pela comissão organizadora. Este ano o tema foi o jiló e os competidores tinham que fazer receitas inéditas usando o legume. Aprovação total. Os butecos ficaram cheios e as receitas foram bem comentadas. O jiló fez sucesso!...
5 comentários:
Olá! Esta saladinha esta com uma cara de muito gostosa!
Você disse tudo, mineiro aprecia muito giló, eu como boa mineira que sou, adoroooo.
Vou esperimentar fazer esta salada, to aqui salivando.
Bjs
Oí linda, tem prêmio pra voce lá no meu blog de artesanato. BeijocaS.
Pra falar a verdade, apesar de saber que é amargo, mas nunca cheguei a provar mesmo, mas essa sua saladinha está tão bonita e certamente saborosa também, quem sabe eu ainda me atente a fazer!!!!
Beijos!!!!!!!
Olá Ana!
Q. delícia sua receita,eu amo jiló.Vc. já fêz salada crua dele,é mto bom!Acho q. fiz até uns post de receita com jiló cru.
Vou anotar essa sua.
Um abençoado fim de semana pra vc.
Ana.
Postar um comentário