terça-feira, 29 de julho de 2014

BOLO FÁCIL DE LIMÃO



Na semana retrasada fiz dois bolos de limão. Um para presentear uma família querida que convive conosco e outro para minha família. Ideal para acompanhar um café ou chá e no frio então... perfeito! Receita muito fácil!  

Ingredientes: 2 ovos, 1 xícara de açúcar, 3 xícs. de far. de trigo, 1 colher de margarina (temperatura ambiente), 1 xícara de leite, 1 colher de fermento, suco de dois limões grandes.

Preparo: Em uma vasilha coloque os ovos, o açúcar e misture bem. Em seguida acrescente a margarina e misture até ficar homogêneo. Acrescente o restante dos ingredientes, mexendo sempre e deixando o fermento por último. Forno 180° por 30 minutos. Depois de pronto jogue a calda por cima.

Calda: 1 xícara e 1/2 de açúcar de confeiteiro e 2 colheres cheias de suco de limão. Misture e empregue.

* As medidas são xícara de chá e colher de sopa;
* Para os dois bolos eu dobre a receita.


BOA TARDE FRIA PARA VOCÊS!

quinta-feira, 24 de julho de 2014

FRANGO DESFIADO RÁPIDO



Quem cozinha sabe que desfiar peito de  frango é o "Ó do Borogodó", ainda mais quando tem que ser bem desfiado, como para se fazer recheio das coxinhas/empadas. Então, andou aparecendo nos sites que desfiar na batedeira da certo e lá fui eu e filhota fazer o teste e nos surpreendemos!!! Em instantes o peito ficou assim, bem desfiado!... Tchau trabalho chato!....  Também tem jeito usar processadores, porém não desfia, a textura é diferente. Outra maneira é desfiar utilizando a panela que se cozinhou o peito, retirando o caldo e depois tampando bem a mesma;  fica sacudindo por um minuto e pronto... frango desfiado! Vou testar em breve... A foto é do frango que minha filhota utilizou para o recheio das empadas.

Dica: Cozinhem o peito na panela de pressão com pouca água. É bem mais rápido e conserva mais o sabor. O caldo pode ser aproveitado para fazer sopas, arroz, etc...  


FIQUEM COM DEUS!!! 

segunda-feira, 21 de julho de 2014

EMPADAS




Minha filha está descobrindo a culinária e faz muitas pesquisas no Youtube e sites sobre o assunto. É claro que incentivo e quando ela se propõe em fazer alguma receita  eu deixo e oriento sempre que pede minha ajuda. Final de semana quis fazer empadas e como tinha todos os ingredientes em casa, deixei. Apenas ajudei um pouco no recheio e dei dicas de como ajeitar a massa nas forminhas. Ela fez direitinho! A receita que pegou em um site e é bem fácil.

Ingredientes: 1 xícara de farinha de trigo, 1 gema grande, 1 tablete de margarina culinária.

Preparo:  Amasse tudo até a margarina absorver toda a farinha e a massa desprender das mãos, porém macia estilo massa podre. Caso necessário adicione mais farinha. Ajeite a massa nas forminhas até a borda, coloque o recheio, cubra com a massa e pincele gema. Forno médio até dourar.  

* O recheio é o o tradicional refogadinho de frango desfiado, que pode ter variações e cada um pode fazer
 a receita preferida.
* Para mais empadas, vá dobrando a receita.      

As empadas são daqueles de estourar na boca quando mordemos. Deliciosas!!!!!!!!


quarta-feira, 16 de julho de 2014

MACARRÃO CASEIRO

Esticando a massa e passando no rolo de corte

Massa secando no varal

Cozinhando...

Queijo parmessão fresco ralado 

Massa pronta com muito molho e queijo

Limpeza fácil...

Sábado por aqui o almoço foi bem italiano, massa de macarrão caseira ao estilo "das mamas italianas". Comprei um kit completo da máquina de massas mais o varal por um ótimo preço e é uma maravilha. A massa é super fácil, não tem como dar errado e podemos fazer variações. Minha filha ajudou e nós nos divertimos. E o melhor cozinha muito rápido e o macarrão fica soltinho a no ponto certo "ao dente". Segue a receita:

Ingredientes: 500 g de farinha de trigo e 4 ovos grandes. Simples assim...

Preparo: Misture e sove a massa até desprender das mãos. Em uma bancada ou mesa espalhe um pouco de farinha, monte a máquina, separe porções da massa  e passe pelo rolo de esticar e vá girando o botão até completar o nível de abertura e depois passe no rolo de corte que tem dois tipos grosso e fino. Se achar necessário polvilhe um pouco de farinha na massa. Deixe a massa secar e depois cozinhe, escorra, jogue o molho, queijo e sirva quente.

Limpeza: Como não tem gordura basta um paninho macio úmido e uma escovinha ou pincel para passar nas engrenagens. Nada de lavar em água corrente, usar panos molhados e detergente, pois danifica as peças da máquina. No varal a limpeza é feita do mesmo jeito.   

Dicas:
* O tamanho do macarrão vai depender da quantidade de massa que forem esticar. Eu gosto de macarrão mais longo para enrolar bem no garfo...  
* O tempo de cozimento é de quatro a cinco minutos no máximo e não coloquem óleo na água.
* O molho é ao gosto de cada um, mas o de tomate sempre é o preferido.
* Para fazer mais macarrão é só ir dobrando a receita.
* Para quem quiser fazer o bom macarrão caseiro, adquiri o produto no canal de compras Shoptime.  

MAMA MIA... QUE DELÍCIA!!!


sexta-feira, 11 de julho de 2014

PIMENTÕES COM OVOS


 As fatias de pimentões com ovos há muito tempo aparece nos sites de receitas, face e etc. Então resolvi testar, deu certo e uma delícia!!!

Ingredientes:  Pimentões grandes, ovos, azeite, orégano, sal e cebolinha.

Preparo: Fatie os pimentões (fatias grossas),  acomode em frigideira antiaderente, quebre os ovos e coloque-os dentro de cada fatia. Tampe a frigideira para que os ovos cozinhem mais rápido. Regue  com um fio de azeite, salpique sal, orégano e cebolinha.

*  A quantidade de fatias vai de acordo com a quantidade de ovos.

Boa noite e bom final de semana!!!