terça-feira, 24 de janeiro de 2012

CUPCAKES COM GOTAS DE CHOCOLATE





Doce tentação dos cupcakes ou muffins que estão na mesma categoria dos pequenos bolinhos deliciosos!... De vez em quando ficamos com vontade de comer e daí saio pesquisando receitas e desta vez escolhi esta. A massa ficou fofinha e úmida, além do bom rendimento - 12 unidades do tamanho padrão.

Ingredientes: 1 3/4 xícs. de far. de trigo, 2 colheres (chá) de fermento em pó, 1/2 colher (chá) de bicarbonato, 2 colheres (sopa) de chocolate em pó, 3/4 de xíc. de açúcar, 1 pitada de sal, 3/4 xíc. de gotas de chocolate meio amargo, 1 xíc. de leite, 1/3 xíc. de óleo, 1 ovo, 1 colher (chá) de baunilha.

Preparo: Misture os ingredientes secos e reserve. Então misture os ingredientes molhados e mexa bem. Agregue as duas misturas até incorporar, deixando a massa mais grossa. Adicione as gotas de chocolate. Encha as forminhas pela metade. Leve ao forno médio por +- 20 min. ou até os bolinhos dobrarem de volume. Depois de prontos e frios é só enfeitar ao seu gosto.


Vejam a boquinha da minha filha mordendo um deles... Se lambuzou!... delícia!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

BOLO DE MAÇÃ ESPECIAL





O Sol voltou a brilhar por aqui e podemos dizer que finalmente o "verão" chegou. Agora sim estou animada e deixando minha casa em ordem para o novo ano... Então vamos ao que interessa... Este bolo é  uma 
delícia e sempre que faço é sucesso garantido! Atendendo a pedidos de familiares e de umas amigas segue a receita.

Ingredientes: 3 ovos, 1 xíc. (chá) de óleo, 2 maçãs com cascas (sem sementes), 1 xíc. (chá) de far. de trigo, 1/2 colher (sopa) de canela em pó, 1 xícara e meia de açúcar, 1 colher (sopa) rasa de fermento em pó.

Adicionar: 1 pires de nozes picadas (não moer), 1 pires de uvas passas, uma maçã picada. 

Preparo: Bata  todos os ingredientes no liquidificador, deixando o fermento no final  e mexa devagar. Misture então as frutas delicadamente e agregue bem na massa.

Transfira  para uma assadeira "bem" untada" e enfarinhada. Forno pré 190° a 200° por aprox. 40 minutos ou até que ao espetar o palito ele saia seco. Desenforme depois de frio, polvilhe com açúcar e canela e caso queira enfeite.

Dicas:
* Antes de agregar as frutas misture bem em um pouco de farinha, senão ao assar elas ficarão no fundo do bolo.
* Querendo substitua as nozes por outro tipo de castanha e acrescente frutas cristalizadas ou outras  que preferir, mas pode acontecer de alterar o sabor e o aroma do bolo.
* O tipo de forma que utilizei é de tamanho médio, mas pode também ser feita em formas redondas ou outras.   



terça-feira, 10 de janeiro de 2012

CUCA DE BANANA



Bom dia! Primeira postagem do ano aqui no meu bloguito de "delícias" e nada melhor que começar com uma receita muito gostosa... um bolo de banana  fácil de fazer. 

Ingredientes: 2 ovos, 1 copo de far. de trigo,1/2 copo de óleo, 1/2 copo de açúcar, pitadinha de sal, 1/2 colher (sopa) de fermento, 1/2 copo de leite. * Copo de medida: americano ou similar.

Farofa doce: 3 colheres (sopa) de far. de trigo, 1 colher (sopa) de margarina e 2 colheres (sopa) de açúcar. Misture com as pontas dos dedos até a margarina se dissolver.

Preparo:  Bata tudo no liquidificador e por último acrescente o fermento e misture devagar. Transfira a massa para uma forma bem untada e cubra com as bananas fatiadas, salpique canela, açúcar cristal e a farofa doce.

Forno pré aquecido 180° a 190° até o bolo ficar moreninho e crocante.
Obs.:  A quantidade de bananas é a gosto. Para esta forma eu utilizei 1/2 dúzia cortadas ao meio no sentido do comprimento.

 Servi esta delícia com   capuccino enfeitado com chantilly. Dieta ou regime? Xiiii.... esqueci!!! kkk...