sexta-feira, 25 de junho de 2010

KIBE ASSADO

Meses atrás fiz uma postagem mostrando para vocês os kibes fritos que fiz. Agora apresento o kibe de bandeja assado, que é muito gostoso e menos calórico. A receita é a básica e não devemos esquecer de picar bastante hortelã e cebola, é o "pulo do gato" para qualquer receita de kibe ficar delicioso. Minha filha gosta muito e sempre me pede: _ Mamãe faz kibe, estou com vontade... Como resistir a um pedido de uma princesinha?!... Então faço com muito carinnho e capricho e ela come com satisfação e alegria!!!

sábado, 19 de junho de 2010

SALADA DE JILÓ COM ALCAPARRAS

Como sabem os mineiros apreciam muito o famoso legume amargo mais conhecido como jiló. Confesso que não gostava muito, mas depois de experimentar mais vezes e aprender a fazer, passei a gostar e de uns tempo pra cá tenho feito com bastante frequência, ora refogado acompanhando carnes, ora como salada, etc. Bom hoje mostro uma saborosa salada. Depois de fatiados, cozidos em água com sal e escorridos, temperei com bastante azeite, alho bem picadinho e limão (sal à gosto). Finalizei salpicando alcaparras e como são salgadas não coloquei sal, a pressão alta não permite exageros. Hummm, para mim ficou uma delícia! O gosto amargo não é muito forte. É uma questão de acostumar o paladar.
* Curiosidade: Para quem não sabe todos os anos aqui em Belo Horizonte é realizado o festival "Comida de Buteco", onde bares e butecos se inscrevem e participam com tira gostos de acordo com o tema escolhido pela comissão organizadora. Este ano o tema foi o jiló e os competidores tinham que fazer receitas inéditas usando o legume. Aprovação total. Os butecos ficaram cheios e as receitas foram bem comentadas. O jiló fez sucesso!...

sexta-feira, 11 de junho de 2010

BRIGADEIRO DE COLHER

Que delícia! Fácil de fazer e bom de comer... A receita é a do brigadeiro comum, embora já vi algumas variações. O que muda é o ponto, ou seja, não devemos deixar cozinhar muito, ao contrário do brigadeiro de enrolar que deve ficar mais tempo na panela. Quando começar a ferver mexa mais um pouco e retire a seguir, assim ficará bem cremoso. Muito bom!!! Minha filha adorou...

terça-feira, 1 de junho de 2010

SÓ CÔCO


A receita foi tirada do "caderno" da minha mãe. Fica uma delícia e é muito fácil de fazer.
Ingredientes: 1 lata de leite condensado, 1/2 lata de leite, 3 ovos grandes ou 4 pequenos, 1 pacote de 100 grs de côco ralado.
Preparo: Bater o leite condensado, o leite e o côco e deixar descansando (no liquidificador) por 10 minutos. Depois continue batendo e vá acrescentando os ovos um a um. Despeje o creme em um pirex untado e leve ao forno pré aquecido por 20 minutos ou até o doce dourar. Sirva gelado ou se preferir quente com sorvete.
. Nota: eu coloquei um pouco de côco ralado fresco. Ficou muito saboroso!