quarta-feira, 28 de abril de 2010

PÃO RECHEADO


Muito bom, além de ser uma receita fácil e versátil, pois podemos utilizar vários recheios.
Ingredientes: 3 xícs. de farinha de trigo, 1/2 lata de creme de leite, 3 colheres de sopa de margarina, 3 gemas, 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de fermento para pão seco (em pó), gema para pincelar.
Preparo: Em um tigela larga coloque a farinha e faça uma cova no meio, adicione os outros ingredientes pela ordem acima. Então vá sovando a massa e se precisar vá acrescentando mais farinha aos poucos, até massa se desprender das mãos e ficar bem macia. Deixe descansar por meia hora. Abra a massa com um rolo sem deixar muito fina. Adicione o recheio, enrole e pincele com a gema. Forno pré aquecido. Estará pronta quando crescer e dourar.
Recheio: 150 grs. de presunto de frango picado, 1 xícara de frango desfiado, 1 lata de milho verde escorrido, 100 grs de passas sem caroço, alho, cebola e sal à gosto. Faça um refogado bem sequinho. Outras sugestões: linguiça, bacon, vegetais, queijo e presunto, etc.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

BRIGADEIRO


Na semana da Páscoa resolvi fazer brigadeiros. Então convidei a minha princesinha para me ajudar. Ela ficou radiante e lá fomos nós para a cozinha. Foi muito engraçado, a Vitória mais sujou do que ajudou. No final era confeito para todo lado e ela com as mãozinhas bem "lambuzadas". Como podem observar nas imagens cada brigadeiro saiu de um tamanho, pois do jeito dela conseguiu fazer alguns. Na verdade, enrolar docinhos exige uma certa técnica e prática, senão é sujeira e confusão na certa. Mas eu deixei ela se sentir bem e feliz naquele momento "doceira" e o resultado final foi o que importou. Ficaram deliciosos!!!
* Dez entre dez crianças adoram brigadeiro. Vale também para os adultos;
* É o docinho mais famoso e o mais pedido. Festa sem brigadeiro não é festa. Pode até faltar o bolo mais o brigadeiro - jamais...;
* É totalmente brasileiro assim como a caipirinha, a cachaça, entre outros;
* Quem come um come outro e outro e outro.... (viciante);
* Para os totalmente viciados, fazem e comem na própria panela, tanto que já inventaram o brigadeiro de colher, de tacinha (copinho)... para não precisar perder tempo enrolando.
* Atualmente existem inúmeras variações do docinho e mais sofisticados, mas o tradiconal continua sendo o melhor!
DOCE TENTAÇÃO!!!

terça-feira, 6 de abril de 2010

BACALHAU - DELÍCIA


Na Sexta-feira Santa fiz o tradiconal bacalhau em camadas. A receita é aquela básica e fácil:
Camadas de batatas, bacalhau em lascas, tomates, pimentões, cebolas e assim vai. Para finalizar azeitonas pretas e muito azeite virgem. Os ovinhos de codorna não faz parte da receita, foi pedido da minha filhota. Eles iam para a salada mas ela pediu : _ mamãe, deixa eu colocar no bacalhau, vai ficar bonito. Não resistei ao seu pedido... Bom, o que importa é que estava uma delícia!!!