quarta-feira, 30 de setembro de 2009

SALADA DE ALMEIRÃO



Na minha casa tem uma pequena horta, é a distração do meu marido. Ele semeou o almeirão (verdura muito saborosa) e agora está começando a crescer as folhas que são lindas. Ontem percebi que já tem alguns pés prontos para serem consumidos e então colhi algumas folhas fresquinhas (sem agrotóxicos e impurezas) para fazer uma salada para o jantar. Lavei, cortei em tirinhas bem finas e acrescentei tomates picadinhos. Ficou uma delícia!

sábado, 26 de setembro de 2009

DOCE DE ABÓBORA


Hoje fiz o famoso doce de abóbora, um dos preferidos da minha família. Existem várias receitas, mas faço uma muito fácil que aprendi em um programa de TV já tem muito tempo. Ele fica moreninho devido a calda que é feita primeiro e é muito saboroso.
Ingredientes: 1 kg de abóbora cortada em cubos, 3 xícs. (chá) de açúcar, 1 xíc. de água, cravo e pauzinhos e canela (a gosto). Opcional: coco ralado.
Preparo: Na panela coloque 2 xícs. (chá) de açúcar, derreta ao ponto de caramelo claro, então acrescente 1 xíc. de água e em seguida a abóbora. Deixe apurando em fogo lento e assim que a abóbora dissolver acrescente mais uma xíc. de açúcar, o cravo, canela e por último o coco ralado. Deixe apurar mais um pouco. Eu deixo até desprender do fundo da panela.
Dica: Se sua família for grande é só dobrar a receita.
Acompanhamento: Queijo minas.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

MOUSSE DE MORANGO

Nas estações quentes nada melhor que frutas, seus sabores e variações. As mousses sempre são bem aceitas, fáceis de preparar e mantém o gosto da fruta. Deixo para vocês uma receita rápida e saborosa:
Ingredientes: 1 xíc. (chá) de leite condensado, 1 xíc. (chá) de creme de leite sem soro ou creme de leite fresco, 1 xíc. (chá) de iogurte natural, 1/2 sachê de gelatina em pó incolor (dissolvida conforme embalagem) e 1 xíc. (chá) de morangos picados.
Preparo: Bata tudo no liquidificador por +/- 3 minutos ou até o creme ficar bem misturado. Coloque em taças. Sirva gelado.
Variação da receita: 1/2 xíc. (chá) de suco de maracujá (fruta ou concentrado) ou 1/2 xíc. de suco de limão.
Que delícia!!!

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

FEIJÃO

Feijão é um alimento necessário para o crescimento, desenvolvimento de todo o ser humano e principalmente as crianças precisam comer feijão todos os dias. É rico em vitaminas sendo a principal o ferro que combate a anemia e nos dá força e energia. Pode ser preparado de muitas maneiras e combina com quase todos os alimentos. Tem inúmeras variedades, características e sabores. Qual o melhor?... para mim todos! Então passo dicas para vocês sobre a conservação e preparo do nosso aliado na cozinha:
* Coloque dentro da lata de feijão uma fatia de pão. Evitará assim, que crie carunchos. Renove a fatia de vez em quando.
* O feijão ficou muito salgado, então coloque gotas de limão, batatas descascadas cortadas em cubos grandes. Deixe por um tempo e depois retire as batatas, podendo aproveitá-las para o preparo de um outro alimento. Também pode colocar folhas de couve com o talo. Continue o cozimento do feijão e depois retire as folhas se preferir.
* Feijão queimado: transfira para outra panela sem raspar o fundo e coloque uma cebola inteira com casca (bem lavada) e deixe ferver novamente até engrossar o caldo. Ao servir retire a cebola.
* Um pouquinho de massa de tomate no feijão dá um gosto especial e a cor do caldo fica mais bonita.
* Cozinhe o feijão em maior quantidade, depois separe-os em vasilhas e congele, assim não será necessário cozinhar muitas vezes na semana e você economiza gás.
* Com a sobra de feijão faça: sopas ou virados ou passe a sobra no liquidificador e prepare um tutu. Engrosse com farinha de mandioca e se quiser realçar o sabor misture na farinha um pouco de queijo ralado.

sábado, 12 de setembro de 2009

ÁGUAS AROMATIZADAS

A culinária também lança moda e no momento as "águas aromatizadas" estão fazendo o maior sucesso, tanto nas casas quanto em restaurantes e bares. Caiu no gosto popular pela apresentação e sabor refrescante. Já existe por ai inúmeras variações, mas vou passar as básicas para vocês.
REFRESCANTE 1
1 litro de água, ramos de hortelã, rodelas de limão siciliano ou taiti, cubos de gelo.
Junte todos os ingredientes em uma jarra de preferência transparente e deixe descansar por 1 hora ou até o momento de servir.
REFRESCANTE 2
1 litro de água, cascas (finas) de limão siciliano ou taiti, cascas (finas) de laranja, 2 ou três anis estrelado, cubos de gelo. Deixe descansar para liberar o aroma.


Dica: Sirva sempre bem gelado e pode acrescentar frutas como morangos, uvas, maçãs, etc.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

CALORIAS - QUE SUSTO!




Hoje quis saber mais sobre as calorias... fui investigar na Net o assunto e me assustei com as tabelas que encontrei, então resolvi dividir com vocês. Olhem só como um simples e inocente docinho pesa na balança. E uma fatia média de bolo recheado é uma "bomba calórica". É claro que todos sabem que as melhores comidas e guloseímas são as mais calóricas, mas quando vemos transformadas em números o susto é bem maior. Como resistir as tentações? Sei lá... o jeito é tentar fugir delas e ter muita força de vontade!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

BOLO DE FUBÁ

Ingredientes: 1 xíc. (chá) de manteiga, 2 xícs. (chá) de fubá, 2 xícs. (chá) de far. de trigo. 2 xícs. (chá) de açúcar, 1 xíc. (pequena de óleo), 5 ovos, 1 vidro de leite de côco, 1 colher (sopa) de fermento, 1 copo (americano) de leite, 1 pacote pequeno de côco ralado.
Preparo: Bater bem o açúcar, manteiga e gemas. Junte então a farinha, fubá, óleo, leite de côco e o leite - continue batendo bem. Acrescente o fermento (bater leve). Misture delicadamente as claras em neve. Despeje o côco ralado sobre a massa ao levar ao forno. Forma untada e estará pronto assim que dourar.